sábado, 8 de maio de 2010

Quanto vale o seu caráter?

Se hoje, você ouvisse esse discurso (abaixo) de uma pessoa sentada do seu lado, qual seria sua reação? Seu pensamento a respeito?

"Antigamente não se falava em negros. E era discriminado. Quando começa a [dizer] que eles têm direitos, direitos de se manifestar publicamente, daqui a pouco vão achar os direitos dos homossexuais."

Penso que talvez essa frase tenha sido mesmo dita, em meados de 1880, antes da libertação dos escravos. E me angustia o peito saber que ainda hoje, muito desse pensamento perdure, apesar de absurdo. Mas se é absurdo pensar assim nos dias atuais, (e hoje eu nem vou discutir essa questão) mais ainda é você se deparar com a seguinte senteça, dita de verdade, essa semana:

“Antigamente não se falava do
homossexual. E era discriminado. Quando começaram, olha, eles têm direitos de se manifestar publicamente, daqui a pouco eles vão achar os direitos dos pedófilos, é o direito deles. Não, isso é crime”.

Cor da pele e orientação sexual são usadas, erroneamente, para valorar as pessoas. Assim como tantas outras características - na sua maioria inata (sexo, altura, deficiência, peso, etc) - do ser humano. A humanidade inventou valores diferentes para a diversidade humana. Tudo isso já é ruim por si só. Agora surge, com essa declaração, uma nova condição: caracteríscas e caráter estão sendo confundidos. Orientação sexual e desrepeito criminoso estão sendo jogados num mesmo saco de preconceito; como se tudo fosse a mesma coisa.
Só pra deixar claro: NÃO É!!!

E quando um Bispo Idiota diz uma coisa dessas numa entrevista para o mundo, ele próprio lança sobre seus semelhantes, a condição vitimizadora do preconceito, porque a sociedade acaba concluindo que toda a igreja é preconceituosa, tirana e idiota.
O autor da infeliz reflexão é Dom Dadeus Grings, arcebispo de Porto Alegre da Igreja Católica.
Você pode conferir matérias feitas sobre essa entrevista aqui¹, aqui² e aqui³.
E você pode conferir mais pérolas de Dom Dadeus sobre outros assuntos nesse outro link aqui.

Lamentável. Mas importante que esses pensamentos venham a público para serem discutidos e elucidados.E por isso aproveito o post para difundir essa tirinha:Se clicar na figura, ela fica legível. Ou então confira na própria fonte: Um Sábado Qualquer.

E só para terminar, pego emprestado um pensamento de um cara... como direi?... "fodônico":
"Eu tenho um sonho que um dia esta nação vai se levantar e viver o verdadeiro sentido deste credo: `Cremos que estas verdades são evidentes, de que todos os homens são criados iguais`. Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele [ou por seu sexo, orientação sexual, etc.] mas pelo conteúdo de seu caráter". (Matin Luther King)

Um comentário:

Maristela... disse...

É lamentável, pra não dizer vergonhoso, que a Igreja Católica ainda pense dessa forma.

E olha que sou católica fervorosa, vc sabe disso né Jú???!!! Mas felizmente não fecho os olhos pras cegueiras da minha igreja...

Absurdo!!!!!

PS: adorei o blog Jú, dá uma passadinha no meu também??? www.marisbrotas.blogspot.com

bjos amiga