segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Aos avessos

De repente, num bairro tranquilo, de vizinhança amiga, respeitadora, numa rua cheia de casas abre um bar-discoteca e o sussego vai embora. Das nove da manhã até alta madrugada, a música ecoa tão alto que ninguém mais ouve seus prórpios pensamentos.
 
No bar, sempre cheio, uma gente que distoa do lugar. Uma gente que encara os moradores, que grita as músicas, que bebe até cair. Consequetemente, uma gente que briga entre si, quebra tudo, vomita nas portas das casas que perturba a vida do lugar. Uma gente nem sempre maior de idade.
Parece simples resolver a situação.. Mas só parece.

A sociedade exige o bom comportamento, que se cumpra as regras da boa convivênvia e honestidade, mas não facilita a vida de quem assim o faz. "É mais fácil andar errado do que certo."

Primeiro os vizinhos ligam para polícia, pedindo para que intervenham, pois precisam de silêncio. Quando bem atendidos são de imediato alertados de que ainda que a polícia vá até o local, tudo voltará como antes assim que a viatura descer a rua... É necessário fazer um boletim de ocorrência. Daqueles que o nome do denunciante vai aparecer bem ao lado do seu endereço.
Com medo de retaliação, os vizinhos decidem tolerar a algazarra. Mas isso piora e muito a situação. Unidos, os vizinhos vão todos fazer o B.O. para minimizar possíveis retalições.

Na delegacia... a escrevente - uma mulher sádica, lerda e displicente - demora uma hora e quarenta e cinco minutos para atendê-los. E no alto de sua petulância, diz que é para eles falerem só o básico porque ela quer ir embora logo.

Claro que enquanto esperavam, os vizinhos ligaram no Conselho Tutelar, que prontamente foram até o local... e pelo silêncio que se seguiu, devem ter encontrado ali alguma irregularidade.

A história, claro, não acaba aqui. Outros episódios virão.
Mas com tudo fica a sensação de que o bom comportamento, cumprimento das leis dificilmente é recompensado. É mais fácil andar na contra-mão. 
Mas ao mesmo tempo, como disse uma amiga minha, mostra também que apesar disso, existem muito mais pessoas boas do que as de mao caráter.

E para quem anda dizendo "Para que o mal prevaleça, basta apenas que os bons não façam nada!" eu recomendo que comecem ajudando a tornar os trâmites para se fazer algo para o bem, bem mais fácil e justo do que é atualmente.


Nenhum comentário: