quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Carta aberta aos Cristãos Brasileiros

Queridos Cristãos Brasileiros

Nesse período de campanha política recebi muitos e-mails de pessoas engajadas em divulgar suas idéias e ideais políticos, pedindo votos para seus candidatos ou pedindo para não votar em determinados candidatos.(Eu mesma pedi para que meus amigos não votassem em deputados que haviam aprovado o Ato Médico.) O que me deixou muito feliz! Porque eu realmente fico feliz de ver as pessoas se preocuparem com o futuro de seu país, de exercerem sua cidadania e mais ainda, de pensarem a respeito de política!
Mas não pude deixar de notar que muitos ainda não entederam que é preciso se aprofundar nos argumentos para que não se tornem propagadores de mentiras, favorecendo uma política terrorista e preconceituosa. Explico: 

Terrorista porque usamos o medo dos eleitores para pedir voto. Medo de terem sua dignidade e integralidade dilacerada por um Estado tirânico e desumano. Medo de terem que dividir suas casas com desconhecidos moradores de ruas, de terem suas crianças deficientes cozinhando em algum caldeirão, de terem suas igrejas fechadas, de serem obrigadas a abortar seus filhos não planejados...

Preconceituosa porque julgamos pessoas e partidos sem conhecer, sem saber suas diretrizes. Porque a palavra guerrilheira assusta tanto que nem se vai pesqusiar antes para saber o que exatamente isso quer dizer. Porque condenamos a guerrilheira à bandida desumana sem entender que ela tentava (e conseguiu) ser parte dos heróis que lutavam por um país livre. Porque acreditamos (sem questionar) que  a  legalização do casamento gay  implica que teremos que ir à nossa igreja carregar o véu de um homem. Porque quando se fala aborto, fecha-se os ouvidos para não saber a diferença entre discriminalização, proibição e ser a favor.
Aliás, "por descriminalização, entenda-se: fazer o aborto deixar de ser assunto de polícia (resultado: prisão) para ser, simplesmente, assunto de saúde pública, envolvendo apoio psicológico, informação adequada sobre contracepção, direito de optar pelo aborto ou pelo prosseguimento da gravidez, direito de fazer um aborto ou parto com toda a segurança e higiene que a medicina pode oferecer. Essa deve ser uma escolha de cada mulher, e não uma imposição estatal, religiosa ou social. Deixemos que a consciência ou a religião de cada gestante diga o que devem fazer. E respeitemos a vontade de cada mulher." (CYNTHIA SEMÍRAMIS)

Não podemos, amigos Cristãos, fazer com que o Estado volte a caçar bruxas. A História já nos mostrou o que acontece quando deixamos que nossas crenças tomem o lugar da razão e  da democracia. Lembram de como os cristãos eram perseguidos (e mortos) quando não se podia acreditar na palavra de Jesus? Lembram quantas vidas os cristãos sacrificaram porque ousaram descordar da bíblia? Será que queremos pro Brasil um modelo de Irã, Paquistão? Pensem um pouco...
"Quem ambiciona impor sua moral privada como legislação pública deveria sempre pensar seriamente na hipótese de a legislação pública ser moldada por uma outra moral privada, diferente da dele." (Folha de SP)

É bom saber que temos muitas pessoas vigiando a democracia no Brasil. É bom saber que estamos todos empenhados em não deixarmos mais que nos imponham coisas que não concordamos. Mas é necessário e muito importante ter cuidado para não cometer o mesmo absurdo com os outros. Podemos fazer campanhas e projetos que protejam nossos valores, mas nunca impor os mesmo aos outros. Pode-se dar alternativas à uma mulher desesperada que queira interromper a gestação, mas não é justo mandá-la à cadeia porque fez isso. Pode-se concordar com o Papa de que o homossexualismo é pecado, mas não é direito negar uma vida justa e feliz aos homossexuais.

Estamos agora, no 2º turno das Eleições Presidenciais 2010. Temos Dilma do PT e Serra do PSDB concorrendo ao cargo de Presidente do Brasil. E eu gostaria muito de pedir a vocês, Cristãos Brasileiros, que decidam seu voto pelo argumento certo, não por mentiras. Não deixam que usem vocês como ferramenta do terror na política brasileira.  Votem na Dilma, votem no Serra, votem em branco. Mas estudem os argumentos. Não dissiminem e-mails dizendo que a Dilma vai obrigar às igrejas a realizarem casamento gay, ou que o aborto vai se tornar uma coisa corriqueira na sociedade, porque isso não é verdade. E eu duvido, que o Serra, se eleito se oponha e discriminalização do aborto ou derrube a PLC 122 -  que trata da criminalização à homofobia. DUVIDO.

Eu, no primeiro turno, votei na Marina, mesmo sabendo que ela , pessoalmente, é contra pesquisas com célula-tronco, porque sei que ela tem um plano de governo democrático e defende o Estado Laico. Ou seja, entre outras coisas, as pesquisas com célula tronco estariam salvas.

Façam campanha! Mas façam de modo inteligente, esclarecedor. Aprofundem-se nos temas, nas propostas de governo. Isso deixa o país melhor, mais conhecedor dos seus direitos e deveres, deixa a campanha mais bonita e deixa o governo com a cara do Brasil!

Vamos às urnas e que vença o Brasil!


Visitem os links da matérias para entenderem casa tópico.
Vistem os links dos candidatos e vejam seus planos de governo:  Dilma 13  e Serra 45.


2 comentários:

Mara disse...

Parabens Dra Juliana por colocar de uma forma simples,esclarecedora e nos dar um caminho para que possamos nos informar antes de tomar uma decisão que implicara no futuro do nosso pais.Beijos

Terê disse...

São poucas as pessoas que tem a coragem de colocar tão claramente suas idéias e opiniões. Concordo que questões sociais independem de partidos políticos, ainda mais numa democracia. Isso se realmente estivermos atentos e talves nos tornarmos "guerrilheiros" quando essa democracia for ameaçada. Será que nossa coragem chegará a tanto? É para se pensar...
Terê