quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Psicologia

Naturalmente em algum momento da vida, passamos por dificuldades que são melhores e mais rapidamente resolvidas com o auxílio de um profissional. É assim na aprendizagem quando procuramos professores particulares, é assim quando precisamos reformar a casa e contratamos pedreiros. E numa rotina massacrante de tantas exigências mentais, é natural que a busca pelo psicólogo se torne comum.
A Psicologia contribui para o tratamento do sofrimento agudo, do medo excessivo (fobias), de confusão mental, estresse e transtornos comportamentais. Auxiliar e orienta na elaboração do luto, no desenvolvimento da aprendizagem e relações humanas, entre outras coisas.
Quando as mulheres entraram no mercado de trabalho, falava-se em jornada dupla quando se referiam ao trabalho profissional e o cuidar da casa e da família. Hoje é comum que muitos homens e mulheres de todas as idades, passem pela jornada tripla: trabalho, casa e estudo.
Com tantos afazeres e obrigações acabamos negligenciando o lazer, o relaxamento, os momentos com quem se ama. E o hábito de pensar em si e na vida virou o hábito de pensar nos problemas. Com tanto desgaste, a mente vai ficando vulnerável e assim doenças como o estresse e a depressão vão se inserindo em nossa rotina sem que nos demos conta.
Vamos, aos poucos, deixando de ser feliz e nem percebemos. Muitos de nós, simplesmente, vive um dia após o outro, sem planejar o futuro, sem sonhar as conquistas, sem relembrar os bons momentos, somente acumulando tarefas e problemas para resolver. Não fomos feitos para isso. Precisamos ser completos. Precisamos enfrentar os problemas e resolve-los, não saber e aprender, cair e levantar, trabalhar e descansar, pensar, raciocinar e sonhar. Sofrer e ser feliz.
A Psicologia tem vários instrumentos e métodos para auxiliar no desenvolvimento do ser humano: psicoterapia, psicodiagnóstico e avaliações psicológicas, orientação vocacional/profissional, grupos terapêuticos, hipnose, relaxamento, ludoterapia e muitos outros.
Quem já usufruiu do trabalho de um bom psicólogo, sabe que coisa de doido é sofrer uma vida inteira sem buscar ajuda.

Um comentário:

Luana Arakaki disse...

Jú, adorei o seu jeito de mostrar a importancia da psicologia nas nossas vidas. Texto maravilhoso e claro! Continue escrevendo pra gente ler coisas legais...
Bjs bjs saudosos